quinta-feira, 25 de outubro de 2012


PORTO SANTO- MADEIRA
CONHEÇA MAIS NO VIDEO



Porto Santo

O Porto Santo é um município português que ocupa toda a ilha do Porto Santo, Região Autónoma da Madeira, com sede num povoado com um nome diferente do município: a cidade de Vila Baleira. Tem 42,48 km² de área e 5 483 habitantes. É um dos cinco municípios de Portugal que têm uma única freguesia, a qual tem o mesmo nome. O município que lhe é mais próximo é o de Machico, na ilha da Madeira, situado a sudoeste.



História

A ilha do Porto Santo foi descoberta em 1418 por João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira.
Segundo reza a história da mesma, Cristóvão Colombo habitou essa ilha, tendo casado com uma das filhas do seu primeiro capitão donatário Bartolomeu Perestrelo.
O concelho foi criado em 1835

Geografia

Apesar de se localizar muito perto da ilha maior do arquipélago da Madeira, não podia diferir mais da ilha da Madeira: o seu solo é completamente arenoso e muito pobre em nutrientes; a pluviosidade é baixíssima comparada com a da Madeira; é extremamente plana; tem uma bela praia de areia, com 9 quilómetros de comprimento; e tem grande quantidade de palmeiras.

Relevo

Clima

O Porto Santo tem um clima semiárido do tipo estepário (BShs, segundo a classificação climática de Köppen-Geiger), por apresentar uma evapotranspiração potencial anual superior à precipitação anual (inferior a 371.75 mm - tipo estepário por ter uma precipitação total anual superior a metade do limiar de evapotranspiração potencial), sendo as precipitações escassas, concentradas nos meses de inverno, além de não possuir cursos de água permanentes, não tendo também consideráveis variações de temperatura, podendo dizer-se que, tendo um clima ameno, está "calor" o ano inteiro. Nos meses de Verão a temperatura da água do mar é amena (24ºC/25ºC), tal como no fim da Primavera e inícios de Outono. Do Verão Para as restantes estações do ano em que a temperatura da água é amena, há variação de um a dois graus para mais fria que no Verão.

TEXTO WIKIPÉDIA

Sem comentários:

Enviar um comentário