domingo, 12 de julho de 2015

FÉRIAS EM BORA BORA




BORA BORA

Bora Bora é uma ilha do grupo das Ilhas de Sotavento do arquipélago de Sociedade na Polinésia Francesa, um território ultramarino francês localizado no Oceano Pacífico.
A ilha está situada a cerca de 230 quilómetros a noroeste de Papeete Taiti, encontra-se rodeada por uma laguna delimitada por um recife de coral de onde sobressaem algumas pequenas ilhotas, os motus. No interior deste arco erguem-se dois picos, o Monte Pahia e o Monte Otemanu, este último com 727 m de altitude o ponto mais alto da ilha, reminiscências de um vulcão entretanto extinto. O nome original da ilha em língua taitiana, Pora Pora, pode ser traduzido como nascida primeiro.
Administrativamente a ilha faz parte da comuna municipalidade de Bora-Bora, pertencendo esta à divisão administrativa das Ilhas de Sotavento. Em Agosto de 2007 a sua população rondava as 8 880 pessoas. A povoação principal, Vaitapé, situa-se na parte ocidental da ilha, em oposição ao principal canal de entrada na laguna. Os produtos insulares estão limitados ao que pode ser obtido do oceano e aos coqueiros, historicamente de grande importância económica devido à copra.
História
Apesar de já avistada ao longe pelos primeiros exploradores, foi James Cook quem conduziu o primeiro grupo de europeus à ilha em 1777. No entanto, a ilha já era habitada por populações polinésias desde o século IV. Em 1842, Bora-Bora torna-se um protetorado francês, no decorrer das acções protagonizadas pelo Almirante Abel Aubert du Petit-Thouars.

Segunda Guerra Mundial

Na sequência do ataque a Pearl Harbor pelo Japão em 7 de Dezembro de 1941, os Estados Unidos da América entram na Segunda Guerra Mundial. Bora-Bora torna-se uma base militar dos Estados Unidos no Pacífico Sul. Armazéns de combustível, armamento e provisões, pista de aviões, base de hidroaviões e fortificações defensivas são construídos. No entanto, a ilha não foi palco de qualquer combate, pelo que a presença estado-unidense não foi contestada no decurso da guerra. Apesar de oficialmente encerrada a 2 de Junho de 1946, vários membros do pessoal estado-unidense recusaram-se a partir devido ao afeto desenvolvido pela ilha.
A pista aérea construída, apesar de nunca ter tido capacidade para acomodar uma aeronave de grande porte, foi o único aeroporto internacional da Polinésia Francesa, até à abertura do Aeroporto Internacional de Faa'a em Papeete, em Taiti, no ano de 1962.
TEXTO WIKIPÉDIA

Sem comentários:

Enviar um comentário