sexta-feira, 1 de agosto de 2014

 
MUSICA TRADICIONAL PORTUGUESA
 


 


MUSICA TRADICIONAL
 
 
A expressão música tradicional refere-se, geralmente, à música própria que faz parte da tradição de um povo, duma determinada região geográfica e num determinado contexto social, tendo raízes num passado remoto. Fruto de transmissão oral, a música tradicional portuguesa sofre evolução e é permeável aos contactos e influências culturais do exterior por exemplo, a música tradicional brasileira deriva de música europeia, africana e ameríndia.
A grande característica da música tradicional é a sua indissolução do seu contexto vital. Não nasce como um objecto estético que se valorize e admire por si só, mas sim como uma música funcional associada ao trabalho duro do campo. Existindo apenas como uma memória no seu contexto original, representa a psicologia, um modo de vida de um povo e os fósseis de um passado remoto.
A música folclórica está intimamente ligada à música tradicional e, segundo alguns autores, os dois termos acabam por se confundir. A música popular é, em grande parte, influenciada pela música tradicional - mas constituem géneros distintos.

Sem comentários:

Enviar um comentário