terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

 O EXTREMINIO DOS UCRANIANOS PELOS COMUNISTAS
 
 
VEJA AQUI EM VIDEO
 
 
 

 

 
Holodomor
 
Holodomor  é o nome atribuído à fome de carácter genocidário, que devastou principalmente o território da República Socialista Soviética da Ucrânia integrada na URSS, durante os anos de 1932 - 1933. Este acontecimento também conhecido por Grande Fome da Ucrânia representou um dos mais trágicos capítulos da História da Ucrânia, devido ao enorme custo em vidas humanas.
Apesar de esta fome ter igualmente afectado outras regiões da URSS, o termo Holodomor é aplicado especificamente aos factos ocorridos nos territórios com população de etnia ucraniana: a Ucrânia e a região de Kuban, no Cáucaso do Norte.
Como tal, é por vezes designado de "Genocídio Ucraniano ou "Holocausto Ucraniano, significando que essa tragédia seria resultante de uma acção deliberada de extermínio, desencadeada pelo regime soviético, visando especificamente o povo ucraniano, enquanto entidade socio-étnica.
Tendo como referência o conceito de genocídio e a sua definição jurídica, verifica-se um crescente consenso dos historiadores, relativamente à natureza genocidária do Holodomor
Há um número cada vez maior de países que o reconhecem oficialmente como um acto de genocídio.
O termo Holodomor deriva da expressão ucraniana , tendo como raíz etimológica as palavras fome e matar através de privações, esfaimar, significando por isso "matar pela fome.
O termo terá sido utilizado pela primeira vez pelo escritor Oleksa Musienko, num relatório apresentado à União dos Escritores Ucranianos de Kiev, em 1988.
No quarto Sábado do mês de Novembro a Ucrânia e as comunidades ucranianas implantadas em diversos países de acolhimento prestam homenagem às vítimas do Holomodor.

TEXTO WIKIPÉDIA
 

Sem comentários:

Enviar um comentário