segunda-feira, 22 de abril de 2013


AGUEDA-PORTUGAL
 


Águeda

Águeda é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Aveiro, Região Centro e sub-região do Baixo Vouga, com cerca de 14 504 habitantes. Ergue-se a 15 m de altitude.
É sede de um município com 335,28 km² de área e 47 729 habitantes  (Densidade: 142,4 hab./km²), subdividido em 20 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Sever do Vouga, a nordeste por Oliveira de Frades e por Vouzela, a leste por Tondela, a sul por Mortágua e por Anadia, a sudoeste por Oliveira do Bairro, a oeste por Aveiro e a noroeste por Albergaria-a-Velha.
Águeda foi elevada à categoria de cidade em 1985, pela lei nº30/85, de 14 de Agosto. Além desta cidade, o concelho inclui quatro vilas: Aguada de Cima, Fermentelos, Mourisca do Vouga e Valongo do Vouga tendo esta última sido elevada a vila no ano de 2009.

A cidade é atravessada pelo rio do mesmo nome, espraiando o seu casario por uma leve encosta num amplo vale a 31 metros de altitude. É um importante centro comercial e industrial de uma área agrícola extremamente fértil na produção de milho, fruta, vinho e madeira.
Tem muito desenvolvida a metalomecânica, o fabrico de motores para velocípedes e de materiais de construção, e o fabrico de bicicletas. A actividade económica merece-lhe o epíteto de «terra das ferragens» por ser este, a par do fabrico de motociclos o sector industrial privilegiado.
Um número considerável das freguesias do concelho estão inseridas na região da Bairrada, famosa pelos seus vinhos e o seu leitão assado.
Águeda dista de Lisboa 240 km, do Porto 72 km e de Aveiro cerca de 20 km.
TEXTO WIKIPÉDIA


Sem comentários:

Enviar um comentário